Gostamos de escrever e de pensar. Costumávamos trocar e-mails, mas decidimos expor nossas ideias a quem quer que queira vê-las, e assim surgiu o Abracabessa. Sem cedilha mesmo, porque tudo pode ser mudado - e mesmo que não seja para melhor, às vezes a mudança traz consequências fantásticas!

7 de fev. de 2010

Museu - para quems?

Exposição no Museu Theo Brandão. Sobre Carnaval. Uma ÓTIMA coletiva com artistas alagoanos. Quer ver? Que bom!!!!!!!!!!!! Se vc tiver tempo das 8h às 17h de segunda a sexta-feira. Ou seja, se você for:
* estudante de medicina, vai ter que correr muito;
* estudante e estagiário, idem;
* trabalhador...esqueça: vai ter que faltar ao serviço e quando a gente faz isso alguém da empresa sempre nos vê onde não devíamos estar àquela hora e daí...não há explicação que dê jeito;
* criança ou adolescente: pode pedir à babá ou à diretora da sua escola para alugar um ônibus e levar a criançada toda;
* profissional liberal...vixe, pior ainda! Mas tenta ir e nãoficar com peso na consciência;
* desempregado, ferrado, liso, mas com R$ 4,00 para pagar as passagens de ônibus. Você deverá gastar o dinheiro imprimindo currículo ou indo a entrevistas ou comprando os Classificados, né?
Pois então. Na abertura (vernisage, para os iniciados) eu estava lá. A exposição está linda mesmo! O trabalho de organização das peças (não há apenas quadros) e dos ambientes deve ter sido muito difícil por conta da diversidade de cores e materiais, o que valoriza ainda mais a organização de tudo. Mas não é sobre isso que quero falar,pois opinião de leigo sobre arte é coisa para roda de bar.
O caso aqui é a distância entre o público e a arte. No final das contas, quem estava lá? Os artistas, conhecidos, parentes, amigos, alguns jornalistas, e pronto. E deverá ser assim durante todo o período. Mesmo assim, falam em democratização da arte: p****a nenhuma! Todas as esferas do governo ficam lançando editais para "estimular e valorizar a cultura"...masalgo simples como dar acesso ao público ninguém quer fazer. Nem vou comentar os locais onde as exposições são montadas, a dificuldade de acesso, os riscos de assalto. Nãnãninãnão, vou falar somente do horário mesmo. Seria contracenso? Acho que não: os editais + arte para poucos.É isso mesmo que se quer.
Quem se incomodar que faça a mudança! A minha, começa aqui. Aguardem notícias.

Procurei na Net uma foto ou notícia da exposição e só encontrei este post:
http://cacosinconexos.blogspot.com/2010/01/carnaval-e-tema-de-exposicao.html
No site do Governo, veja a relação de museus: www.cultura.al.gov.br/politica-e-acoes/sistema-alagoano-de-museus

Nenhum comentário:

Postar um comentário