Gostamos de escrever e de pensar. Costumávamos trocar e-mails, mas decidimos expor nossas ideias a quem quer que queira vê-las, e assim surgiu o Abracabessa. Sem cedilha mesmo, porque tudo pode ser mudado - e mesmo que não seja para melhor, às vezes a mudança traz consequências fantásticas!

27 de out. de 2010

O Outubro Rosa é um movimento mundial, que teve início nos Estados Unidos.


Em 1990, em Nova York, a Fundação Susan G. Komen for the Cure realizou a primeira Corrida pela Cura, distribuindo entre os participantes laços cor-de-rosa. E é daí que vem o nome da campanha.


Seu principal objetivo é chamar a atenção direta para a realidade atual do câncer de mama e para a importância do diagnóstico precoce.

A ação mundial tem uma novidade: embeleza as cidades através da iluminação rosa de monumentos e locais históricos, mostrando de um modo feminino e bonito, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres no mundo.
A primeira iniciativa do Outubro Rosa no Brasil foi a iluminação em rosa do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2002. A idéia partiu de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama apoiadas pela empresa européia de cosméticos Estée Lauder. Mas o movimento ganhou força no país em outubro de 2008, quando diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. Aos poucos, o Brasil foi ficando iluminado em rosa em São Paulo-SP, Santos-SP, Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS, Brasília-DF, Salvador-BA, Teresina-PI, Poços de Caldas-MG e outras cidades.

O Brasil é mundialmente conhecido pelo seu maior símbolo, a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro-RJ. E pela primeira vez, o Cristo Redentor ficou iluminado de rosa no Outubro Rosa.

A Aviação Civil não ficou de fora! A AZUL pintou de rosa um avião, que voa enfeitando os céus. E nosso aeroporto, no dia 28/10/2010 (quinta-feira) receberá um grupo de mulheres da ONG RENASCER, de Maceió, que irá distribuir informações e laços rosa para quem quiser apoiar a campanha.
Mas não espere por quinta-feira, venha já amanhã com um laço rosa, uma blusa, camisa, um vestido rosa. Participe, divulgue, seja consciente!
No site Pink Ribbon Internacional podemos acompanhar as movimentações globais da ação. E aqui no Brasil a FEMAMA divulga a agenda nacional da ação no site http://www.femama.org.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário